Navegação
Projetos
Conselho Municipal do Patrimônio Cultural
 
Você está aqui: Página Inicial Notícias Ação educativa de Leishmaniose e mutirão de limpeza
Ações do documento

Ação educativa de Leishmaniose e mutirão de limpeza

Ação realizadas nos dias 23 a 25 de março na Pedra Negra e Quiçé.

Ação Educativa de leishmaniose e Mutirão de Limpeza

      O conhecimento sobre a circulação da doença em determinadas áreas, assim como a percepção da mesma pela população local, é de grande valia quando se pretende implantar estratégias de controle, pois mobiliza a comunidade em ações sanitárias individuais e coletivas. Portanto, a educação em saúde é a participação comunitária são instrumentos poderosos que, quando bem empregados, auxiliam na prevenção e controle de doenças.

Com o contínuo aumento das infecções por LTA, o controle desta enfermidade, vem requerendo a adoção de diferentes estratégias para interrupção da transmissão. Essas medidas demandam estudos relacionados aos parasitos, insetos vetores, fontes de infecção, aspectos clínicos, distribuição geográfica, fatores histórico e sócio econômicos, integração dos serviços de saúde, tecnologias apropriadas de diagnóstico, tratamento e imunoprofilaxia. Ao mesmo tempo, tem requerido esforços junto à sociedade, envolvendo educação, informação, promoção da saúde e participação comunitária na manutenção das estratégias.

      

          A Vigilância Epidemiológica e Ambiental juntamente com a Estratégia de Saúde da Família Luz realizou nos dias 23, 24 e 25 de março uma varredura nas comunidades Pedra Negra e Quicé. Durante esta ação foram encontrados 3 cães suspeitos para Leishmaniose, onde 1 cão se encontrava na comunidade do Quicé e os outros 2 na comunidade de Pedra Negra. Foram realizadas palestras pelo Nasf e Secretario de Meio Ambiente, sala de espera, consultas médica e enfermagem aos moradores, dentre os quais 5 foram identificados como suspeitos e encaminhados à realização de exames. Nos domicílios dos pacientes e cães suspeitos foi feita a borrifação. Foi retirado 1 caminhão caçamba de lixo no local e o total de famílias assistidas na ação foram 74.

 

 

          As ações foram voltadas para o esclarecimento, prevenção e eliminação dos criadouros de mosquitos. Todas as atividades teve boa aceitação pelos moradores que inclusive contribuíram com o mutirão de limpeza. Assim julgamos oportuno expressar nossa gratidão, destacando a satisfação que esta ação nos proporcionou, reconhecendo a importância desse tipo de trabalho no município de Espera Feliz.


Banners