Você está aqui: Página Inicial Notícias Ações da Secretaria de Ação Social

Ações da Secretaria de Ação Social

Secretaria de Desenvolvimento Social de Espera Feliz apresenta

ações realizadas em 2018

No dia 29 de Novembro de 2018 aconteceu na nova sede do CRAS II – Santa Cecília, uma reunião com a os membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e com os profissionais das equipes dos CRAS’s, CREAS, Bolsa Família e Vigilância Socioassistencial.

O objetivo da reunião foi apresentar os dados contabilizados pelo setor da Vigilância Socioassistencial durante o período de janeiro a outubro do ano corrente, através de tabelas e gráficos, informando aos serviços, o fluxo de atendimentos, discriminando cada procedimento realizado.

O serviço da Vigilância Socioassistencial tem como objetivo a produção, sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas no município de Espera Feliz.

O levantamento dos dados ocorre por meio de monitoramento mensal, com visita técnica e com formulários desenvolvidos pela gestão para serem aplicados aos serviços, com intuito de obter informações estatísticas dos atendimentos realizados pelos serviços socioassistenciais.

Sendo assim, identificamos que foram assistidas pelos CRAS’s (1 e 2) um total de 2.193 famílias, participando dos Serviços de Convivência de Fortalecimento de Vínculos 1.564 usuários entre eles crianças, adolescentes, adultos e idosos. Pelo CREAS foi acompanhado um de total de 436 famílias que vivenciaram algum tipo de violação de direito. Já pelo Programa Bolsa Família atualmente há 3.577 famílias cadastradas no Cadastro Único, sendo 2.128 destas beneficiárias do programa e realizado um total de 2.294 atendimentos entre cadastros atualizados, novos e problemas referentes ao pagamento.

Tais números nos remetem a compreensão de como a política de assistência social oferece um conjunto de serviços para garantir que o cidadão não fique desamparado quando ocorram situações inesperadas, nas quais a sua capacidade de acessar direitos sociais fica comprometida, ofertando estes serviços para fortalecer as famílias e desenvolver sua autonomia, apoiando-as para que superem eventuais dificuldades e acessem os direitos sociais, evitando o rompimento de laços.