Você está aqui: Página Inicial Notícias Alerta para perigos da prática de alimentar pombos

Alerta para perigos da prática de alimentar pombos

A Unidade de Vigilância em Saúde vem intensificar o alerta para que moradores não ofereçam comida a pombos nas ruas e praças da cidade.

A Unidade de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Espera Feliz vem intensificar o alerta para que moradores não ofereçam comida a pombos nas ruas e praças da cidade. O hábito leva à superpopulação da ave, já que o animal transmite dezenas de doenças, entre elas a Criptococose, que causa inflamação no cérebro e pode até matar. O perigo está nas fezes do animal, que podem conter fungos.

Mas cuidado, matar pombos é crime. "A interferência humana na alimentação deles é que tem que acabar. Sem alimento fácil, eles saem à procura de sobrevivência". Na natureza, os pombos se exercitam em busca de alimentos - grãos sortidos e insetos - e têm vida mais saudável.

Como evitar contaminação:

- É preciso estar atento à limpeza de aparelhos de ar-condicionado, forros, calhas e qualquer outro local que possa reter fezes de pombo.

- Ninhos e sujeira deixada por pombos nunca devem ser removidos a seco, para evitar a inalação de poeira contaminada.

- O uso de máscaras e luvas é recomendado.

- Doenças Criptococose: transmitida pela inalação de fungo das fezes do pombo, causa inflamação no cérebro e meninges. Os sintomas incluem febre, tosse, dor torácica, podendo ocorrer também dor de cabeça, sonolência, rigidez da nuca, visão diminuída, agitação e confusão mental.

- Histoplasmose: infecção pulmonar causada por fungos. Os sintomas são similares aos da Criptococose.

- Salmonela: infecção intestinal ocasionada pela ingestão de alimentos contaminados por bactérias presentes em fezes de pombos.

- Alergias: desencadeadas por penas de pombos que contenham piolhos, ácaros e pulgas.

Adm.2017/2020 - "Mais trabalho, novas conquistas!"