Você está aqui: Página Inicial Notícias IV JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO CULTURAL EM ESPERA FELIZ

IV JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO CULTURAL EM ESPERA FELIZ

A Prefeitura de Espera Feliz promoveu no dia 22 de setembro a IV Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, na Praça Cira Rosa de Assis, com o tema “Griôs – Mestres da nossa cultura popular”.

IV JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO CULTURAL EM ESPERA FELIZ

A Prefeitura de Espera Feliz, através da Secretaria de Educação e Cultura promoveu no dia 22 de setembro a IV Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, na Praça Cira Rosa de Assis, com o tema “Griôs – Mestres da nossa cultura popular”. A Jornada é uma realização da Secretaria de Cultura de Minas Gerais e apoiada pelos municípios e instituições culturais.

Com muita dedicação, o prefeito Carlinhos Cabral aderiu às ações propostas de grupos e culturas populares de Espera Feliz, na programação da IV Jornada, disponibilizando funcionários e toda a estrutura para divulgar e resgatar a arte em geral, valorizando a cultura local e incentivando a criar uma agenda de apresentações, para fazer parte da programação anual do Momento Cultural no município.

As atividades foram realizadas das 14 às 22 horas, com apresentações de grupos e culturas populares do município de Espera Feliz. Várias autoridades participaram do evento, dentre elas, o jovem Enrique Carlos Natalino, Assessor de Secretaria de Governo de Minas, a Sra. Adriana Muller Dimas e Souza, Secretária Municipal de Educação e Cultura, Sr. Hamilton Barbosa Natalino, Secretário de Agricultura, de Meio Ambiente e Defesa Civil e membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural busca promover o patrimônio cultural de Minas Gerais por meio da realização simultânea, em todo o estado, de diversas ações integradas, como festivais, exposições, seminários, cursos e oficinas. Concebida como uma grande celebração, procura atuar na transmissão dos valores culturais, na valorização de sua diversidade e, principalmente, levar a sociedade a ter um papel mais ativo na preservação da memória.

O IEPHA é responsável pelas ações de mobilização e de organização do evento. Em sinergia com a Secretaria de Estado de Cultura, o Instituto cuida da parte operacional da Jornada, aproveitando a grande rede estabelecida pelo ICMS Patrimônio Cultural e demais instituições que atuam na preservação do patrimônio cultural.

"Griôs: tema da 4ª edição da Jornada. Os griôs surgiram no noroeste africano e tornaram-se um símbolo da tradição oral. Responsáveis pela transmissão dos saberes e acontecimentos da vida social, os griôs tem relação íntima com a palavra – considerada sagrada – e são guardiões da memória e da história oral de um povo, sempre respeitando os seus ancestrais.

O sucesso do evento da IV Jornada em Espera Feliz se deu graças ao empenho do prefeito Carlinhos Cabral que oportunizou ao município valorizar, promover e divulgar os grandes mestres da cultura local, que foram aplaudidos por um grande público que prestigiou e lotou a Praça Cira Rosa de Assis.