Você está aqui: Página Inicial Notícias Prefeitura realiza Dia da Luta Antimanicomial

Prefeitura realiza Dia da Luta Antimanicomial

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde promoveu o evento marcando o Dia da Luta Antimanicomial, com o tema: "De perto, quem é normal?

PREFEITURA DE ESPERA FELIZ REALIZA

“DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL”

Em 18 de maio comemora-se, no Brasil, o Dia da Luta Antimanicomial, que propõe tratar a pessoa com transtorno mental de forma humanizada, resgatando a participação familiar e comunitária e substituindo o modelo baseado na hospitalização perene.
            Em Espera Feliz, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde promoveu o evento marcando o Dia da Luta Antimanicomial, com o tema: "De perto, quem é normal? ", juntamente com o Dia Nacional de Combate ao Abuso à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, enfatizando que: "Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater.

O evento contou com a presença do prefeito Carlinhos Cabral, da Secretária de Saúde, Rúbia Simiqueli, Equipe do Centro Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar e Equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Foram distribuídos panfletos, com informações e conscientização sobre os temas. O movimento contou com a participação das escolas das redes estadual, municipal e particulares: E.E. Erênio Souza de Castro, E.E Altivo Leopoldino de Souza, APAE, Portal do Saber, E.M São Sebastião, e Linda Janete Grilo.

O trabalho do CAPS é realizado por meio de oficinas, com a participação dos familiares e dos pacientes. Atualmente, o CAPS funciona das 7 às 17 horas, e atende também pacientes dos municípios de Caiana e Caparaó, atendendo em média 200 pacientes/mês.

O CAPS também auxilia também uma associação dos familiares, amigos e usuários de Saúde Mental; que recebe o nome de Viver Feliz, que tem sua sede à Rua Jovelino Bento s/n, próximo ao CAPs.
O trabalho começou em abril e abrange 40 usuários com seus respectivos familiares e/ ou responsáveis, em quatro oficinas.