Você está aqui: Página Inicial Secretaria de Turismo Espera Feliz: sinta esse clima, viva essa beleza!
Ações do documento

Espera Feliz: sinta esse clima, viva essa beleza!

Informações sobre o município de Espera Feliz-MG

Secretaria Municipal de Turismo e Eventos:

 

O setor turístico é reconhecidamente um setor onde as micros e pequenas empresas estão presentes de forma significativa, daí o Executivo Municipal de Espera Feliz, ver o Turismo local como uma oportunidade de mercado e negócio, para o desenvolvimento local, através da inovação, criatividade e trabalho em rede.

Dentro da ótica de somar esforços para o desenvolvimento do setor, a Secretaria Municipal de Turismo e Eventos de Espera Feliz e o Conselho Municipal de Turismo procuram intensificar ações voltadas às empresas locais, focando na qualificação do profissional de turismo, na melhoria da gestão dos pequenos e médios negócios, valorizando a cultura e as tradições locais.

Nessas ações, a Secretaria Municipal de Turismo e Eventos incorpora, além das diversas parcerias, a integração com as comunidades, as manifestações do artesanato e agronegócios, possibilitando a viabilização da economia local, associativismo e outros.

A elaboração do produto turístico é uma iniciativa de muitas mãos: Secretaria Municipal de Turismo de Espera Feliz, Conselho Municipal de Turismo de Espera Feliz, Associação Comercial                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                , Agropecuária e Industrial de Espera Feliz, Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Pico da Bandeira e Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e outros parceiros como Entidades Representativas da Sociedade Civil e a Iniciativa Privada.

 

História:

 

Espera Feliz é um dos sete municípios que compõem as cidades ao entorno da Cordilheira da Serra do Caparaó. Localizada ao sopé da cordilheira, a pequena cidade do interior de Minas Gerais possui em seu tronco de origem uma rica história que se reflete até hoje em sua cultura e hábitos locais.

 

Durante o século XVIII a serra, ainda inexplorada, foi descoberta pelos contrabandistas de pedras preciosas que rumavam para o litoral capixaba. Na época, a região era chamada pela Coroa de “Zona Proibida”. Só mais tarde, nas primeiras décadas do século seguinte, é que se deu início ao povoamento, com a chegada dos caboclos e estrangeiros colonizando os vales e encostas dos píncaros.

 

Assim surgiu sua tradição rural. Os primeiros habitantes eram fazendeiros que exploravam as terras com a criação de gado e o cultivo de café. Já o ano de 1910 foi marcado pela construção da estrada ferroviária “The Leopoldina Railway Company”, que fundou uma vila ao redor da estação de trem e lugar onde se iniciou à cidade.

 

 

 

 

 

Com importante participação na história nacional, Espera Feliz foi palco da primeira resistência armada contra a ditadura militar no Brasil, através do evento conhecido como “Guerrilha do Caparaó”, em 1966 e 67. Militares desertados e liderados pelo então idealista comunista Leonel Brizola, embrenharam-se nas matas e montanhas da

 

Serra do Caparaó a fim de reproduzir aqui a mesma estratégia que desencadeou a revolução cubana na Sierra Maestra. Mas a operação não chegou a se cumprir e os guerrilheiros foram presos pelo exército poucos meses depois.

 

O município também é dono de algumas das mais belas riquezas naturais do estado. A área rural é repleta de cenários bucólicos, com paisagens de imensos vales recortados por riachos, pastagens, currais e estradinhas de terra. Entre os grotões, há complexos de cachoeiras com águas límpidas e naturais, que nascem ao pé dos picos e descem esculpindo nas rochas formas e pilões milenares. Um verdadeiro convite ao turismo rural, ecológico e de aventura pelas chapadas, flancos e trilhas rodeadas por mata atlântica e visuais inesquecíveis.

 

Espera Feliz, cidade das montanhas, das cachoeiras, do fogão a lenha e do café. Um lugar no cantinho de Minas onde há sempre broa à mesa, uma janela para se olhar e um dedo de prosa nas calçadas. Porque aqui se vive bem

 

INFORMAÇÕES GERAIS

 

LOALIZAÇÃO: Espera Feliz está a leste da Zona da Mata mineira. O município fica em um ponto geograficamente privilegiado, no centro do eixo entre três grandes capitais do sudeste: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória, com tempo médio de deslocamento de acesso entre quatro (04) e seis (06) horas de viagem.

 

CLIMA: É predominante o clima tropical de altitude, com temperaturas oscilando entre 12° e 25° C durante as estações do ano. Embora a região seja montanhosa, a primavera e verão possuem temperaturas elevadas, propiciando um clima perfeito para banhos nas inúmeras cachoeiras das encostas. Já a partir do outono até o final do inverno, é quando dura a temporada de visitação ao Parque Nacional do Caparaó. Com temperaturas próximas de zero, a baixa umidade do ar permite um visual magnífico para quem se aventura nas escaladas ao Pico da Bandeira e outras montanhas.

 

HIDROGRAFIA: Todo o entorno da serra é abundante em águas, que nascem nas montanhas e formam os córregos e rios da Bacia do Itabapoana. Possui as nascentes dos rios São Domingos, onde está a maioria das cachoeiras, Rio Preto, que faz a divisa dos estados de Minas e Espírito Santo, e do rio São João, que cruza todo o vale onde se localiza a cidade.

 

RELEVO: A região da Serra do Caparaó é o resultado de eventos geológicos de milhões de anos. A partir de seus picos principais, várias cordilheiras se desmembram formando contornos geográficos de beleza única, estendendo-se por quilômetros a sul e a norte, caracterizando-se como um dos pontos mais altos do país. Entre as cordilheiras está Espera Feliz, a 748 metros de altitude, no sopé do Monte Feliz e da Serra do Bicudo.

 

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL - FLORA E FAUNA: Espera Feliz possui uma extensa área recoberta por florestas de Mata Atlântica, com rica variedade de plantas como jequitibá, orquídeas e bromélias; há também espécies raras de animais como quati, jaguatirica, tucanos e     maritacas.  Com duas  grandes  Áreas  de    Preservação

 

 

 

 

Ambiental (APA), a da Vargem Alegre e a do Taboão. Espera Feliz funciona como um corredor ecológico entre o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e o Parque Nacional do Caparaó, tendo o título de recordista brasileiro de Unidades de Conservações.

 

SOBRE O NOME: Segundo a tradição local, conta-se que a cidade recebeu o nome de Espera Feliz por volta das últimas décadas do século XIX, quando os primeiros desbravadores da região começaram a chegar. No mesmo período, uma comissão de engenheiros enviada pelo Governo Imperial de D. Pedro II ficou acampada às margens do rio São João, nas delimitações onde se situa a cidade. Permanecendo ali por determinado tempo, constataram que o local era propício para a caça, assim tendo uma feliz espera pelos animais silvestres que vinham beber água na nascente, onde hoje está construído o monumento da Praça Cira Rosa de Assis.

 

 

PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ

Na divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó possui uma área de 318 km², dos quais 10% de seu território total são pertencentes ao município de Espera Feliz. Entre as montanhas imponentes da serra, está o Pico do Calçado (pertencente ao Espírito Santo), o Pico do Cristal (pertencente à área que abrange o município) e o Pico da Bandeira, terceiro maior monte brasileiro com 2.892 m. de altitude (seu topo faz a fronteira entre os dois estados).

Boa parte do fluxo turístico pelo acesso de Minas passa por Espera Feliz, com distância de aproximadamente 30 quilômetros da cidade até a portaria da Forquilha do Rio, via estrada-parque. Ao território do município, o Parque oferece trilhas para caminhada que levam às cachoeiras do Aurélio, da Farofa e dos Sete Pilões (todas a mais de 1.900 m de altitude), e à áreas para camping como a Macieira e a Casa Queimada. Suas principais atrações são as escaladas de fácil acesso aos picos, por cerca de 4,5Km (quatro kilometros e  meio) de trilhas, e o espetáculo do sol nascendo ou se pondo, que pode ser contemplado lá de cima a 2.892m de altitude, um momento mágico para turistas, montanhistas e amantes da natureza.

A segunda portaria, localizada no município de Alto Caparaó, a 50 km de Espera Feliz, dá acesso a outros pontos de visitação como o Vale Verde, Cachoeira Bonita, mirante da Tronqueira, Vale Encantado, Casa de Pedra, Terreirão e o Pico da Bandeira, através de trilhas com aproximadamente 9 km até o topo.

Todo o Parque é uma espécie de túnel do tempo, pois possibilita aos visitantes a sensação de estarem caminhando e desbravando lugares primitivos e intocados pelo homem, com rochas e cumes íngremes esculpidos pela natureza e que mudaram muito pouco desde o primórdio dos tempos.

O Parque Nacional do Caparaó é reconhecidamente hoje como uma das grandes riquezas que o Brasil por ser uma das maiores áreas de preservação de Mata Atlântica preservada.

 

 

Informações Sobre o Município:

 

População – 22.856 habitantes – segundo o censo de 2010.

Área – 324, 988 km

Clima Tropical de Altitude

 

Distancia das Principais Capitais:

 

Belo Horizonte - MG: 352 km

Brasília – Distrito Federal: 1080 km

Rio de Janeiro – RJ: 397 km

São Paulo – SP: 720 km

Vitoria – ES: 261 km

 

 

 

Gastronomia:

 

Bar e Restaurante Brasinha – (32) 3746 1871

Bar e Restaurante Central do Chopp (32) 3746 1876

Bar e Restaurante Cheque Bão (32) 3746 1490

Bar e Restaurante Central (32) 3746 1745

Bar e Restaurante Scorpions (32) 3746 1346

Bar e Restaurante Paladar (32) 3746 1579

Restaurante e Churrascaria Temperarte – (32) 3746 1946

Restaurante Fogão à Lenha (32) 3746 1346

Restaurante da Tia Nina (32) 3746 1077

Cantina Pico da Bandeira (32) 3746 9984 0433

Bar e Restaurante Vale a Pena – (32) 9136 1279

Bar e Restaurante Picanha (32) 3746 2797

Bar Boca do Povo (32) 3746 2572

Macieira Parque Hotel (32) 8848 6010

Sorveteria Sol e Neve (32) 3746 3253

Sorveteria Milk Moni (32) 3746 3253

Cachorro Quente do Gilsinho (32) 91123242

 

Onde se Hospedar:

 

Hotel Montanhês (32) 3746 2575

Hotel Pico da Bandeira (32) 3746 3200

Hotel Vale Verde (32) 3746 1304

Macieira Parque Hotel (32) 8848 6010

Pousada Vale a Pena (32) 9136 1279

Pousada Monte Verde (32) 3746 1913

Pousada Roda D’Água (32) 9917 0911

Complexo Rural Tatuapé (32) 3746 1831

Granja Turmalina (32) 9963 6922

Sítio do Ypê Amarelo (32)  3746 1871

Camping Casa Queimada (Parque Nacional do Caparaó) (32) 3747 2086

 

Espaço Para Eventos:

 

Parque de Exposições (32) 3746 1306

Casa de Eventos Zaap (32) 8423 8232

Campestre Clube (32) 3746 1225

Clube Arca (32) 99251202

Rotary Club (32) 3746 2571

Loja Maçônica (32) 9974 8983

Ginásio Poliesportivo (32) 3746 2650

Granja Turmalina (32) 9963 6922

Complexo Turístico Rural Sítio Tatuapé (32)  3746 1831

Sítio Casa da Vó Ica (32) 3746 1901

Pousada Monte Verde (32) 3746 1913

Macieira Parque Hotel (32) 8448 6010

 

Agronegócios:

 

Complexo Turístico Rural Sítio Tatuapé – Alambique Cachaças: Tatuapé e Espera Feliz (32) 3746 1831

Doces Ethel – Doce de Leite/Caramelo de Mel - (32) 3746 1379

Doces, queijos e Iogurte Letis de Letícia (32) 9106 6703

Geléia de Pimenta (32) 8492 9668

Biscoitos Amanteigados  (32) 8482 4328

Goiabada Cascão Coisas da Roça  (32) 9968 7202

Requeijão – Fazenda Santo Amaro (28) 9915 5995

 

Artesanato:

 

Felizarte - Associação de Artesãos de Espera Feliz-MG – (32)

 

Calendário de Eventos:

 

- Festa do Padroeiro da Cidade – São Sebastião – 20 de janeiro

- Carna Feliz – de acordo com calendário

- Encontro de Moto Clubes – Mês de abril

- Festa regional do Trabalho – Mês de maio

- Festival Gastronômico de Espera Feliz – Mês de junho

- Exposição Agropecuária de Espera Feliz – EXPO FELIZ – Mês de julho

- Festa do Carro de Boi – Mês de Agosto

- Festa à Fantasia – Mês de Setembro

- Festival de Teatro de Rua Stênio Garcia – Mês de outubro

- Copa Ouro de Futebol de Salão – Mês de novembro

- Baile Ouro – Mês de novembro – Mês de novembro

- Festival de Verão de Espera Feliz – Mês de dezembro

- Natal de Luz de Espera Feliz – Mês de dezembro

- Reveillon da Cidade Feliz – Mês de dezembro

 

 

Roteiros Turísticos:

 

Espera Feliz está inserida no Circuito Turística Pico da Bandeira, integrante do Roteiro Integrado Rota do Caparaó ES/MG – Projeto Minas Integra da SETUR-MG.

 

- Travessia do Parque Nacional do Caparaó (guiada).

- Visita a Área de Proteção Ambiental do Campinho (guiada).

- Degustação de Cachaça e Causos no Alambique no Sítio Tatuapé

 

Patrimônio Histórico Cultural:

 

- Centro de Espera Feliz – Complexo Paisagístico da Praça Cira Rosa de Assis e Jardim     da Matriz de São Sebastião.

- Pontilhão – da antiga Estrada de Ferro.

- Livro de atas Nº 3 da Câmara Municipal

 

Atrativos Turísticos Naturais:

 

- Nascente do Rio São João – 26 km

- Monte Feliz (Morro da Torre) – 6 km

- Pico da Bandeira – 2.892m – Parque Nacional do Caparaó – 42 km

- Cruzeiro – 1 km.

- Pedra Móvel – 28 km

- Salão de Pedras – 21 km

- Arvore da Pedra – 2 km

- Pontilhão – 1 km

- Morro da Canoa – 1 km

- Bicudo APA Vargem Alegre – 7 km

- Gruta do Índio – 22 km

- Grutas e Pedra do Funil – 26 km

- Portaria do Parque Nacional do Caparaó – 30 km

- Pedra Duas Irmãs – Parque Nacional do Caparaó – 34 km

- Pedra Tartaruga –  Parque Nacional do Caparaó -40 km

- Pico do Cristal – 2.770m – Parque Nacional do Caparaó – 42 km

- Pico do Calçado – 2.768m – Parque Nacional do Caparaó

 

 

Áreas de Preservação Ambiental:

 

APA Alto Taboão: Localizada na divisa dos municípios de Caparaó e Espera Feliz, passando pelas Comunidades Bom Fim, Taboão, Escuridão e Córrego dos Alves, onde se encontra nesta mesma cota com a divisa do município de Divino/MG. Possui uma área de 2.450 há e perímetro de 43.877.69m, apresentando cotas altimétricas que variam de 1.000 a 1.739m (ponto de maior altitude), está inserida em uma região de alta conectividade com outras áreas de igual valor como APA Árvore Bonita no município de Divino/MG, APA do Alto da Conceição no município de Carangola/MG e APA de Caparaó, constituindo áreas propicias para criação da futura Unidade de Conservação de Proteção Integral na região do Grumarim (em estudo na DIAP/IEF), envolvendo nove municípios mineiros, além de estabelecer conectividade com importantes fragmentos entre o Parque Estadual do Brigadeiro e Parque Nacional do Caparaó. Esta APA possui 69 fragmentos de mata primária, 74 de mata secundária e 26 afloramentos rochosos. Possui aproximadamente 53 nascentes e cursos d’água. Entre as nascentes, está a do Rio São João, importante rio que abastece o município de Espera Feliz com 22.856 habitantes. Visitas guiadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Espera Feliz.

 

APA Serra da Vargem Alegre: Localiza-se nas proximidades da área urbana de Espera Feliz e BR 482. Seguindo sentido da Serra do Caparaó, passando palas comunidades de Vargem Alegre, Nossa Senhora de Fátima, Limoeiro, Quicé, Ipê Peroba/Chave até a comunidade de São Domingos, próximo ao Parque Nacional do Caparaó na região do Moinho Grande. Apresenta uma área de 1.852 há e altitude média de 1.326 m, estabelecendo conectividade com importantes fragmentos entre o Parque Estadual Serra do Brigadeiro e o Parque Nacional do Caparaó. Possui aproximadamente 125 nascentes e cursos d’água de extrema importância para a manutenção de atividades agrícolas, comunidades residentes e atividades turísticas, traduzindo sua representatividade também para o desenvolvimento socioeconômico da região. Visitas guiadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Espera Feliz.

 

Cachoeiras:

 

- Cachoeira do Campinho – 26 km

- Cachoeira do Asfalto – 9 km

- Cachoeira da Serra – 7 km

- Cachoeiras do Cambucá – 12 km

- Cachoeira do Remanso – 22 km

- Cachoeira do Chiador – 22 km

- Cachoeira do Vale a Pena – 24 km

- Cachoeira Recanto da Paz – 25 km

- Cachoeira do Moinho Grande – 26 km

- Cachoeira Forquilha do Rio – 29 km

- Cachoeira do Catú – 27 km

- Cachoeira dos Sete Pilões – 34 km

- Cachoeira do Aurélio - 35 km

- Cachoeira da Farofa – 35 km

 

 

 

 

 

Informações Turísticas:

 

Secretaria Municipal de Turismo e Eventos

 

Rua: Roque Ferreira de Castro, 236 – Centro – Espera Feliz - CEP 36830.000

 

e-mail: turismoefeliz@gmail.com

 

Tel.: 32 3746 2619 Telefax: 32 3746 1306

 

 

Parque Nacional do Caparaó

Vale Verde, Zona Rural - Alto Caparaó (MG)

CEP: 36.979-000

Telefones:

32 3747 2086 (Portaria de Alto Caparaó)

32 3747 2943 (Sede Administrativa)

 


Banners